Natal e...pavões/Christmas and...Peacocks



 Português      English


Está a chegar o mês de dezembro e a época natalícia. Em criança associava o Natal ao Pai Natal (e que medo que eu tinha dele!) e aos presentes que trazia (essa parte era boa...). Mais tarde percebi que o Natal é uma comemoração do Nascimento de Jesus, e é assim que eu também tenho contado a história. Também é assim que a maioria de nós a conhece, como uma festa de origem religiosa.
A verdade é que o Natal é comemorado por crentes e não crentes, e entra na casa de todos sem levantar questões. É assim porque é, uma tradição transmitida de pais para filhos.
O Natal é uma festa para estar com a família? É! Estamos todos de acordo.
É uma época de consumo, de excessos, alguma farsa e hipocrisia? Sim, é verdade, também o sabemos, e isso não é de hoje…


Eu gosto de entender o Natal com alguns pozinhos de perlimpimpim, penso que reflexo de ter trabalhado com crianças. Era das épocas mais especiais do tempo que trabalhava com os baixinhos. E não eram os presentes que me entusiasmavam. Era a possibilidade de recriar um cenário mágico que envolvia o Pai Natal, as renas, o trenó, montar a árvore de natal, fazer os fatos para a festa de Natal. Para a maioria dos adultos isto não faz sentido, eu compreendo…
É nisso que eu me entrego ao Natal, confesso, porque também o faço em casa. A decoração de Natal é algo que faço questão de tratar nesta época. Sou daquelas que gosta de montar a árvore de Natal, espalhar uns objetos pela casa e pôr uma coroa à porta. Mas calma! Não ao mesmo nível do que fazia com as crianças, até porque tenho um "polícia" a apitar cada vez que passo a barreira do exagero.
Cada ano que passa gosto de inovar, e este ano, ao passar num hipermercado, apaixonei-me por uma fitas de plumas azuis e penas de pavão, para pôr na árvore de natal. Para compor, também haviam uns  pavões azuis. Achei que ficaria completamente enquadrado na minha árvore de natal branca. Dei duas voltas ao hipermercado e não consegui sair sem as fitas e os pavões.
Cheguei a casa com o entusiamo das minha compras e ao exibi-la apenas tive uma pergunta:
-"O que é que os pavões têm a ver com o Natal?"
Pensei eu: "Então? Têm que ter?"



Será que foi um excesso de criatividade ou passei essa barreira do exagero?

Dia 8 de dezembro irei descobrir...

Comentários

  1. Achei lindos os seus pavões quero ver fotos da árvore decorada quando estiver pronta bjs

    ResponderEliminar
  2. Natal é uma época maravilhosa para todos, natal é tempo de decorar a casa, colocar enfeites pela casa. Amei os pavões azuis, não sei se foi exagero seu mais gostei muito da criatividade, bjs.

    ResponderEliminar
  3. Adoro a cor, quanto aos pavões... Adoro-os mas não sei se realmente será muito natalício

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do texto, também gosto do natal, as luzes nas casas é a época mais bonita. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Natal e a época de celebrar e deixar tudo que foi de ruim pra trás,sem falar que todos os lugares ficam iluminados.

    ResponderEliminar
  6. O Natal pra mim continua com esse pozinho mágico.. . Pra mim é única época do ano onde toda a família se reúne.
    E não. Não foi exagero. Achei super lindo.

    ResponderEliminar
  7. Amo Natal, não só porque é meu aniversário, mas por que é uma noite maravilhosa de união.

    ResponderEliminar
  8. Amo o natal, é uma data tão magica. Aliás você escreve muito bem! Parabéns
    Pony Random | Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderEliminar
  9. Eu particularmente gostei. Ficou lindo e bem criativo. Amei esses pavões.

    ResponderEliminar
  10. Eu também amo o Natal e sempre ter essa tradição, é tão bom montar toda a parte da decoração.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Não sou cristã e admito que não é uma data que signifique muito aqui em casa. Gosto apenas por ter uma desculpa para enfeitar a casa com muita cor e brilho eheheh.
    Adorei os pavões e vou copiar a ideia para o próximo ano.

    ResponderEliminar
  12. Que amoor essas fotos !!! Eu sou católica e amo o Natal, essa data é muito especial para mim e toda a minha familia, por isso nos entregamos muito

    ResponderEliminar
  13. Nossa que lindo o pavão para decoração, amei, você que montou?

    ResponderEliminar
  14. As bolas brancas combinou com as penas. é sempre bom inovar.

    ResponderEliminar
  15. Eu amei a combinação! Achei que super contrastou! O branco com o azul chamativo dos pavões! Amo o Natal e tudo que ele me transmite!

    ResponderEliminar
  16. Achei megafone criativo! Adoro natal e adoro pavões e essa combinação ficou maravilhosa!

    ResponderEliminar
  17. Fico imaginando uma árvores branca com bolas azuis e os passarinhos deve ficar muito lindo! Adorei beijos
    www.blogdoce18.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares