Punjabi Party


 Português      English

Tive a honra - e, reconheço, sobretudo o prazer - de ser convidada para um aniversário muito especial. Especial porque se tratou de um aniversário indiano, feito como manda a tradição. Quando se fala da Índia temos que ter em conta que é um país enorme, com uma grande diversidade cultural. Com 29 estados e 7 territórios. Com mais de 400 idiomas e dialetos. Os seus hábitos e costumes variam consoante as religiões e as regiões. Há hindus, budistas, jainistas, sikhs, zoroastras, cristãos, judeus e islâmicos.




Neste caso, os anfitriões são originários do Punjab. Apesar de viverem em Portugal há já uns anos, mantêm a sua identidade, preservando e conservando os seus costumes e tradições. Participar nesta comemoração foi um pouco como estar na Índia sem nunca lá ter posto os pés. Viajar para a India sem as infinitas horas de um banco apertado de avião e sem o jet-lag. É um país que seguramente está na minha lista. Quem sabe… um dia… Quem lá foi conta que volta diferente e que é a viagem da nossa vida. Ainda não sei o querem dizer com isso, e quem foi à India também não o consegue exprimir em palavras. A frase habitual é: "Tens que lá ir". Muito bem! Espero lá ir e depois também ser capaz de dizer o mesmo aos outros...




Achei uma experiência muito interessante. Uma festa muito alegre e com muita cor. Com os cheiros das especiarias e os sabores da comida, sobretudo os sabores (logo comigo, que adoro comida indiana! ;). Alguns dos presentes estavam trajados a rigor, com cores muito vivas. Cantou-se e dançou-se aos ritmos punjabi, com muita alegria, e com o orgulho estampado nos rostos.




Houve bolo de aniversário, mas não se cantou os parabéns como nós estamos habituados. Pai e filho sopraram as velas ao mesmo tempo, cortaram o bolo e cada familiar, dos mais próximos, deu um pedaço de bolo à boca do aniversariante.

Mas nem tudo foi tradição, quando saí de lá começou a tocar... o "Despacito"! Realmente, as diferenças enriquecem-nos, a todos...



Comentários

  1. Muito insteressante saber mais sobre a cultura e costumes deles. Diferente eles não cantarem parabéns...

    ResponderEliminar
  2. Que legal, acho que ficaria meio deslocada na hora!! Parece tudo tão diferente do que a gente é acostumada.

    ResponderEliminar
  3. Nossa,que festa maravilhosa!Acho linda a cultura,a festa deve ter sido inesquecível!Bjs Verônica Alves

    ResponderEliminar
  4. Tudo bem diferente né? Mas seria bacana conhecer.

    ResponderEliminar
  5. A cultura indiana é lindíssima, amo o colorido e o efeito de alegria é perfeito.
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix

    ResponderEliminar
  6. Que bacana que é um aniversário indiano nunca tinha visto, com certeza foi uma experiência incrível pra você. O aniversário indiano é um pouco diferente, mas também é bastante interessante, gostei muito de saber um pouco mais da tradição, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Oi, tudo bem?
    Que maravilha! Tenho muita vontade de conhecer esse lado da India! E principalmente ir em uma festa assim, só que eu iria ''caracterizada'' mexxxxmo! Haha
    XOXO, Kakau

    ResponderEliminar
  8. Muito legal seu post, gostei de saber mais um pouco dessa cultura, principalmente sobre essa festa.
    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Adireito seu post, amo ver sobre novas culturas!

    ResponderEliminar
  10. Deve ser sido enriquecedor participar de um aniversário com a cultura punjabi. A índia é cheia de cores e alegria, então não imagino menos que isso. Legal ter tido o despacito, acho tão legal essa mistura de culturas.

    ResponderEliminar
  11. Nossa!
    Que luxo! Parece ter sido maravilhoso.. .
    Sou bem curiosa com relação a outras culturas...e a Indiana é uma delas.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Que máximo! Uma experiência única mesmo. A India e suas tradições são incríveis. Bjs

    ResponderEliminar
  13. Deve ter sido mara esse aniversário. Sempre é bom conhecer novas culturas.

    ResponderEliminar
  14. A cultura é bem interessante e parabéns por essa oportunidade, conheci também quando assistir a novela caminhos das índias.

    ResponderEliminar
  15. Uau deve ser super legal né, acho tão bonito as festas indianas

    ResponderEliminar
  16. Que interessante.
    Sabia pouco desta cultura, mas adorei conhecer sobre a comemoração de aniversário.

    ResponderEliminar
  17. Eu acho a Índia um país fantástico, a cultura, as roupas, danças e principalmente as iguarias! Deve ter sido uma experiência incrível mesmo!

    ResponderEliminar
  18. Sabia pouco desta cultura, mas gostei de saber um pouco mas .Gostei acho que a Índia e um país maravilhoso!

    ResponderEliminar
  19. Gente que top! Ir em uma festa indiana deve ser muito legal, agora me recordei da novela caminho das Índias. Cultura incrível tenho muita vontade de conhecer lá.

    ResponderEliminar
  20. Sensacional e super diferente! minha mãe é louca pela Índia e até falei do dia em que eu fui em um evento perto de casa, adorei!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares