Lisboa doutro tempo - Old times Lisbon



 Ler em Português      Read in English

Portugal teve um ano em cheio. Ganhámos a Eurovisão, o Centeno foi eleito para o Eurogrupo e para finalizar, ganhámos seis distinções atribuídas pela World Travel Awards. Entre outras, Portugal foi considerado o “Melhor Destino do Mundo” e Lisboa o “Melhor Destino para City Break". Creio que estamos de parabéns! É a Lisboa que vou dedicar este post. Passei por lá poucos dias depois da cidade ter ganho este prémio. Propus-me um desafio de tentar assumir o papel de um turista. Ao contrário do que me é habitual, não fui a Lisboa de passagem ou com um propósito pessoal ou profissional, o que nos leva a queimar etapas e apenas fugir ao trânsito. A intenção era estar em Lisboa como quem vem de fora para a visitar.  O que é que alguém que vem de fora gostaria de sentir, ver e viver?



Lisboa está imparável. A requalificação do património, junto com o aparecimento de novas atrações, faz um "casamento" entre a tradição e o moderno. Como é impossível ver tudo numa cidade grande como Lisboa num prazo de tempo pequeno, há que fazer opções e escolher o que mais nos agrada ou que nos parece mais interessante. Todos temos gostos e preferências específicas. No meu caso optei por tentar ver uma Lisboa que se tenha mantido igual ao que era antes do crescimento do turismo. Uma Lisboa tradicional (ou pelo menos da ideia que eu tenho do que isso poderá ser).




O dia em Lisboa começa numa pastelaria de bairro. Segue-se um passeio a pé pelas Avenidas Novas e Saldanha até ao Mercado 31 de Janeiro. Das lojas cosmopolitas ao mercado popular. Pessoas às compras, a entrar e sair, vendedores de peixe e caixas de gelo. A manhã passa e é hora de almoçar. A fome aperta e não há melhor sítio para comer peixe fresco do que na cantina do próprio mercado. É um sítio simples que serve o melhor peixe cozido de Lisboa, seguido dum pudim flan numa pequena forma de alumínio, à antiga portuguesa. 




Apanha-se o metro e ruma-se ao ao Chiado. Elevador de Santa Justa, ver as ruínas do Carmo, passar pela Benard e Brasileira, uma olhadela à Havaneza e sobe-se o Largo de Camões, com destino a Santa Catarina. No percurso entre o Chiado e o miradouro (para tirar uma foto sobre o rio Tejo), a Manteigaria é obrigatória para comer um pastel de nata quente. São uma autêntica tentação estes pastéis, para mim os melhores que já comi (a Manteigaria não é tradicional, mas desculpa-se esse "defeito"). Agora vamos de elétrico (o 28) e faz-se o percurso pelas ruas entre o Chiado e a Graça, que estreitam entre Alfama e São Vicente de Fora, com peripécias  típicas, como os passageiros saírem do elétrico para retirarem um carro, à força de braços, que impedia a passagem.


Jantar num restaurante emblemático de Lisboa, a Cervejaria Ramiro. Apesar da expansão do 1º andar, ainda mantém o aspecto tradicional na sala do R/C. Sempre uma fila à porta, mas a rotação das mesas é rápida. Somos atendidos com rapidez e alegria. Marisco sem igual acompanhado de um portuguesíssimo pão torrado com manteiga. Também é tradição finalizar a refeição com um prego no pão (coisa que já não fui capaz). 



A noite acaba no Bairro Alto, na Adega do Ribatejo. Não… não para jantar novamente. Vou ao som do fado e sou convidada a entrar por um empregado de mesa. Depois de entrar percebo que não era empregado, era um fadista! Há vários, que se substituem (alguns até deixam de servir às mesas ou saem da cozinha para cantar). O ambiente é familiar e o fadista que me convidou acabou sentado à minha mesa. A desabafar que Lisboa já não é o que era… Se ele tem razão? Conto-vos num outro post. Como diz o provérbio: Não há bela sem senão.

Comentários

  1. Super amei conhecer um pouquinho da cidade, super linda hein rsrs.
    Deu vontade de poder conhecer rsrs;
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. adoorreeiii muito este post, gostava de ter mais oportunidades de ir a lisboa😍
    Segui o teu blog, ele esta incrível, Parabéns! ❤
    Passa pelo meu e deixa a tua opinião 🤗 https://spotglight.blogspot.com

    Mil e um beijinhos da Gabi 😘

    ResponderEliminar
  3. nota-se na tua cara que estavas mesmo feliz :)
    e adorei de morte o teu outfit <3
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares