Natal todos os dias - Christmas Everyday



 Português      English

Um ano passa sem de tal nos apercebermos. Cada um de nós absorvido na sua vida, as pressas e o afastamento dos outros que as rotinas do quotidiano nos impõem. De repente encontramo-nos no fim do ano e o mês de dezembro bate-nos à porta. Depois de passar todo um ano, este é o mês de fazer balanços, de nos redimirmos e de renovar esperanças. Com o mês de dezembro começa o advento do Natal. 

A palavra advento significa chegada, vinda. Significa que se iniciou o tempo de preparação para o Natal. A árvore de Natal já está no seu lugar e devidamente decorada, tal como a casa, com pormenores alusivos. Uma coroa pendurada na porta a sinalizar a época natalícia aos vizinhos e a quem nos visita. As luzes acendem-se e, parece que automaticamente, respira-se um espírito de amor, alegria e partilha. Como se de um botão de ligar e desligar se tratasse, esta época amolece corações e promove comportamentos propícios ao espírito natalício.

Neste período o melhor de nós evidencia-se e nutrimos empatia e amor pelo próximo. Os mais desfavorecidos são lembrados por entidades públicas e privadas, pelas associações, empresas e pelos cidadãos, através de campanhas de solidariedade (doação de alimentos, roupas, calor e sorrisos). Os olhares das pessoas cruzam-se e ouve-se a partilha de felicitações e desejos. As agendas tornam-se um quebra-cabeças na conciliação de jantares de confraternização entre colegas de trabalho, amigos e familiares. 



Tudo isto seria ideal se não tivesse uma validade muita curta. Isto tudo dura um mês (ou menos), e depois tudo volta à normalidade. Este discurso não inclui nem exclui ninguém, é apenas uma reflexão de algo que todos sabemos. A questão é: Se nesta época somos ou parecemos que somos capazes de manifestar atitudes de amor, compreensão, empatia e altruísmo o que nos impede de os distribuir pelo resto do ano?

Comentários

  1. Pra mim o Natal e a melhor época do ano, porém concordo que deveríamos dar e receber amor durante todo o ano! Olhar mais para o próximo com compaixão 💖

    ResponderEliminar
  2. Como o ano passa correndo ne. Já vamos para 2018

    ResponderEliminar
  3. Natal pra mim é uma data muito especial, por ser única no ano se torna mais especial ainda. É o momento ideal para juntar a família toda e fazermos aquela grande festa junto com quem mais amamo. Momento de esquecer os males e quer só maravilhas pro próximo. Ameii o post, bjooss!

    ResponderEliminar
  4. A melhor época chegou 👏👏 poder celebrar juntos de quem amamos é tão bom ❤😍

    ResponderEliminar
  5. Concordo deveríamos ser assim sempre, não a necessidade de esperar o natal para lembra de ter amor ao próximo. Natal e uma das melhores épocas do ano, mas deveria ser sempre assim.
    Amei seu post 😍

    ResponderEliminar
  6. Natal é uma época maravilhosa é o nascimento de Jesus, deveríamos todos os dias comemorar o natal não só uma vez por ano. Infelizmente algumas pessoas só se lembra de dá amor, carinho, ajudar alguém quando chega essa época, temos que amar, ajudar o próximo todos os dias, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Verdade, poderia ser para sempre Natal, me desculpe amo essa época estou aqui em uma emoção maior

    ResponderEliminar
  8. Postagem bem reflexiva, muito bem escrita adorei! Pra mim o natal é a epoca mais magica do ano, mas ainda sim, concordo com sua reflexão.

    Mana, como coloca esse botão inglês/português na postagem, já procurei tuto e não achei, se tiver pode me mandar ?

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, como vai? Nossa que linda a sua postagem sobre o natal, gostei bastante da seu texto e realmente o natal é isso mesmo é uma magia linda

    ResponderEliminar
  10. Amei o seu post, mas fiquei maravilhada com as tuas fotos. São perfeitas! Bjus

    ResponderEliminar
  11. Amei seu texto.
    Também acho a melhor época e acho que o espírito do Natal tinha que durar o ano todo.

    ResponderEliminar
  12. Apesar de não comemorar o natal, entendo o motivo das pessoas serem tão apegadas a esta data. Muitos aproveitam a ocasião para ficar com quem amam. Uma pena pois é uma prática que poderia durar o ano todo. Beijinhos... Au revoir!

    ResponderEliminar
  13. Ahh, que delicadeza de texto! Natal tem um clima tão especial, uma pena que passa rápido,ainda mais nos dias de hoje que as coisas são tão imediatas, tudo passa extremamente rápido. Mas a essencia dele é exatamente essa que você nos trouxe para refletir! Bjus, sucesso e feliz natal pra tu e tua família!

    ResponderEliminar
  14. Quando chega sempre esse mês, chego a ser mais feliz, amoo essa época do natal. ameei super o texto. me fez sentir mais feliz e que nesse fim de ano, tudo pode dar certo, para o ano de 2018.

    ResponderEliminar
  15. O natal tem um significado lindo. É mesmo uma pena que tenha um período curto. Seria ótimo se as pessoas carregassem esse sentimento que brota no natal e levasse para a vida.

    ResponderEliminar
  16. Muito bom o texto. Tem toda a razão. Infelizmente com o passar dos anos comecei a achar o natal menos interessante. Além de ser uma data comercial, acredito que esse espírito que brota nutrido pelas várias manifestações da época deveria durar o ano todo. bjs

    ResponderEliminar
  17. Gosto bastante do natal, família toda reunida e a decoração bem colorida em todas as casas é tudo de bom. E todos deveriam expressar seus sentimentos todos os dias e não só numa data.

    ResponderEliminar
  18. Eu gostava muito mais de natal do que gosto hoje em dia. Vai chegando essas datas e me batendo um pouco de desespero. Mas enfim, é uma linda "época" justamente para refletirmos bastante.

    ResponderEliminar
  19. Amo a época do Natal. Pra mim é uma das mais emocionantes, mais lindas, decoradas e brilhantes. Adoro o clima natalino, mesmo quando nao gosto das pessoas ao meu redor. Adorei o post! Beijos

    ResponderEliminar
  20. Adorei essa reflexão, amo natal! Mas bem que esse amor todo poderia durara mais do que um mes né??

    ResponderEliminar
  21. Com certeza o Natal é uma época magica, a sua reflexão é muito verdadeira.
    Seria ótimo mesmo se as manifestações de amor e compreensão durasse o ano todo.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderEliminar
  22. Gosto do Natal, de toda a magia que esta época do ano nos envolve.
    Por mais que eu não seja cristã e não comemore essa data como algo religioso, ainda assim é inegável que o espírito natalino está presente na minha vida.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares