Teremos sempre paris - we will always have paris


 Português       English

Paris...O que dizer sobre Paris? 

Paris é Paris... A eterna cidade da luz, do amor e de muitas outras coisas. Podemos correr o mundo e conhecer sítios surpreendentes, mas quem vai a Paris acaba por lá voltar… e voltar… Volta-se porque historicamente é uma cidade fascinante, mas também porque é uma cidade moderna, com coisas novas a nascerem todos os dias, o que faz com que visitá-la seja sempre uma oportunidade para a descoberta. É uma mistura de referências clássicas com as mais recentes novidades contemporâneas. 

Para quem se estreia nesta cidade há pontos de paragem quase obrigatória, como a Torre Eiffel, o Louvre, Notre-Dame, o Arco do Triunfo, o Sacré-Coeur, o Panteão, o Centro Georges Pompidou, o Moulin Rouge, e muitos outros locais haveria para nomear... 





Não pretendo aqui ser guia turística. Na era da comunicação digital, essa informação está a um clique de distância. O que eu quero aqui deixar são as minhas impressões pessoais. O que eu pensei, vi e senti. 

Paris é muito mais do que os famosos pontos turísticos, é uma cidade com muita vida. Não basta visitar Paris, é preciso vivê-la. Andar na rua, andar pelos bairros, sentarmo-nos num banco de jardim ou numa esplanada, e observar as pessoas. Caminhar pelas longas avenidas ao mesmo tempo que se bebe um chocolate ou vinho quente, para aquecer as mãos (e a alma) e esquecer o frio. Ou enquanto se saboreia uma baguette, um crepe, um macaron, ou dois macarons, ou três, ou uns quantos... (eu não consigo resistir a esta especialidade… mas também não tento). 



Como perceberam, as minhas últimas referências de Paris estão associadas ao frio. Dezembro é uma época mágica para visitar esta cidade devido às decorações de natal. Mas não é para todos… Só para os resistentes (ao frio, claro!). Por isso, para andar na rua sem estar encolhido e tirar fotos sem congelar as mãos, as estações mais amenas são uma aposta mais segura. 

Ao contrário do que acontecia antes, já não precisamos dominar a língua francesa. Já é corrente falarem connosco em inglês nalguns lugares quando percebem que não falamos francês. Mas isso não é desculpa! Fica sempre bem, se estamos noutro país, seja ele qual for, falarmos com os locais na sua língua, nem que seja umas mínimas palavras de cortesia (cumprimentar, agradecer…). 

É uma cidade muito grande e, para nos deslocarmos, o metro é uma boa escolha. Preocupados com questões de segurança? É justificada essa preocupação com o que tem acontecido pelo mundo. Paris está neste momento permanentemente policiada por agentes de segurança (polícia, militares e segurança privada), e somos revistados cada vez que entramos em locais públicos fechados. Mas convém estar atento. 



É uma cidade cara? Sim e não. Paris tem-se adaptado a diferentes tipos de turismo. É um sítio para todos os orçamentos e permite adaptarmos a viagem ao que pretendemos gastar. Podemos ter uma estadia num hotel de 5 estrelas e comer em restaurantes de estrelas Michelin, como também podemos ficar num hostel e comer comida de rua. Entre um extremo e o outro há muita possibilidade de escolha. 

Há outras formas de olhar para Paris… a cidade da gastronomia, da cultura, das compras, da moda… mas isso fica para outro post.

Comentários

  1. Realmente é um lugar magico lindo, e a melhor época para ir nesse lugar maravilhoso com certeza é em dezembro pois nessa época ela fica mais linda do que já é bela um espetáculo de lugar,espero um dia poder ir e se encantar pois é um lugar caro mais vale a pena.

    ResponderEliminar
  2. Paris é muito lindo, um lugar mágico tenho um sonho de um dia poder conhecer esse lugar maravilhoso

    ResponderEliminar
  3. oi minha linda, tudo bem?
    que fotos maravilhosas e que olhar encantador sobre a cidade
    amei o post
    tenho esse sonho de conhecer paris também rsrsrs
    sucesso com o blog

    ResponderEliminar
  4. Olá, tudo bom?
    Eu sou apaixonada por Paris! Só ouvi falar, nunca cheguei nem perto mas de longe da para ver como é incrível!

    ResponderEliminar
  5. Que fotos lindas, adorava visitar Paris. Conheci essa cidade linda com 14 anos e AMEI!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/12/gamiss-embroidery-pieces-review.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  6. Menina, quanta foto linda hein, que sonho conhecer esse lugar. Espero um dia realizá-lo. Amei seu blog e vou acessar mais vezes, bjo.

    ResponderEliminar
  7. Um lugar lindo e mágico que sonho um dia conhecer! Quanta guloseima é aquela ali, menina, que delícia!! Amei demais as fotos, simplesmente perfeitas, parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Aaaaaah, lugar lindo! Meu sonho conhecer, mas se tudo der certo e Deus quiser ano que vem eu irei! Suas fotos estão maravilhosas

    ResponderEliminar
  9. AS fotos ficaram lindas demais, sonho um dia ter a oportunidade de conhecer Paris, é tão maravilhosa, cheia de historias e cultura. beijos

    ResponderEliminar
  10. Quanta foto linda hein moça, a modelo também, maravilhosa, haha.. Gente, que inveja viu? Paris me pareceu ser um lugar lindo, super quero um dia poder ir visitar.

    https://spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Sou louca para conhecer Paris, realmente parece ser uma cidade inesquecível! Já conheci alguns lugares lindos no mundo, mas Paris continua nos meus sonhos.

    ResponderEliminar
  12. Que delícia de post..Tive a oportunidade de conhecer essa cidade encantadora e que deixou grandes recordações. Espero poder um dia voltar e aproveitar muito mais.

    ResponderEliminar
  13. Nossa Paris é muito lindo, é um sonho conhecer esse lugar encantador, adorei as fotos muito lindas.

    ResponderEliminar
  14. Ai que sonho amiga, suas fotos ficaram muito divas,bjinhos

    ResponderEliminar
  15. As fotos ficaram lindas e imagino o sonho que é conhecer Paris...quem sabe um dia não chegue ai também!rsrs Muito lindo e adorei seu texto!Bjs Verônica Alves

    ResponderEliminar
  16. Cidade dos sonhos.. . Dos meus sonhos...
    E a cada frase me apaixono mais..
    Claro que vou querer conhecer os pontos turísticos.. . Pois ainda não conheço.. . Mas quero ter também minhas impressões do todo.. . Quero a comida de rua ... Quero um 5 estrelas... Quero as compras... a moda... a beleza e clima do lugar... E muitassss fotos.
    Obrigada por me levar até Paris com suas palavras...

    ResponderEliminar
  17. Meu sonho de princesa é ir conhecer Paris! Esse texto fez minha vontade aumentar ainda mais

    ResponderEliminar
  18. Nossa..realmente e uma cidade luz...meu sonho e visitar esse local!!Parece ter muitos lugares que te remetem só passado,te remetem as coisas boas..apaixonada pelas suas fotos!!bjss

    ResponderEliminar
  19. Minha irmã foi para Paris e sofreu preconceito no metro, a atendente não quis atende-la e ela precisou ficar esperando a troca de funcionários :( mas ainda assim ela disse que a cidade é maravilhosa, linda demais e que realmente precisa viver Paris e não só visitar rs

    ResponderEliminar
  20. As fotos ficaram lindas...de fato Paris é Paris
    A arquitetura é linda demais...
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares